quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Caspa nas Pestanas


Foi numa cirurgia de oftalmologia. Uma cirurgia delicada mas calma. 
A conversa - porque, para quem só desconfia, pode ficar com a certeza que há conversas numa sala de operações que não tem nada a ver com o que se está a passar na marquesa operatória - também era tranquila.
E como as conversas são como as cerejas e uma coisa leva a outra, alguém falou em caspa. Dentro do género sala de operações, é uma conversa bastante inócua, às vezes falamos de coisas bem mais nojentas. De maneira que desenvolvemos o tema durante um bocado: quem tinha caspa, que tipo de caspa, se a caspa aparecia por se lavar demais a cabeça ou pelo contrario, por lavar de menos. Que influência têm "os nervos" no aparecimento da caspa, ou se algum ahampoo pode ser a sua causa dela. Passámos ao de leve pelos tratamentos possíveis e eis que de repente, sem o menor sinal de aviso, alguém larga a bomba: "... A capa das pestanas, essa sim é muito complicada de tratar...".

Parei. Hirta. Gelada.

CASPA NAS PESTANAS??? HÁ CASPA NAS PESTANAS NOS SERES HUMANOS? (ou já agora em qualquer outro ser vivo?)

Só podiam estar a gozar comigo!

Mas não estavam. Sabiam desta matéria, o oftalmologista, a instrumentista e, ainda que com menos minúcia, o anestesista. Ou seja, todos menos eu, por isso continuei a duvidar que estivessem a falar a sério. Só acreditei quando o oftalmologia me explicou que a coisa não era exactamente caspa. PARECIA caspa, mas era um ácaro que se enfia nos folículos capilares das pestanas chamado Demodex folicorum...
Ainda desconfiada de que esse bicho existia,fui ver à internet que me encaminhou para um vídeo no YouTube..
Afinal preferia não ter aprofundado o assunto e ficar com a ideia simples que há pessoas que, coitadas, têm caspa nas pestanas!

Conselho: o filme do you tube contém imagens eventualmente chocantes, por isso se for do tipo enojado,não vá espreitar.

P.S. desde esse dia ando a fazer um inquérito entre os "meus pares" e nunca ninguém ouviu falar do assunto. Uff!

Sem comentários:

Enviar um comentário