quarta-feira, 2 de março de 2016

"Quando calha" não é uma forma de organização!


Portanto já trabalhei com um horário fixo. É fácil, com um horário fixo, Termos rotinas e organizarmos a lida da casa. Às segundas é dia de aspirar a casa, às terças é dia de ir às compras, às quartas... É por aí fora.
É também já trabalhei por turnos, manhã, tarde noite, numa sucessão organizada e sempre igual. Não é tão evidente, mas também não é muito complicado organizarão-nos para que as coisas corram mais ou menos a jeito. Quer dizer, pode-se estabelecer que as manhãs dos dias em que se faz tarde, se vai às compras, ou se mudam os lençóis da cama ou qualquer outra coisa que decidamos fazer.
Agora, quando se trabalha a dias a coisa Fia mais fino!
Por mais que se estabeleça que na próxima quarta feira é o dia de arrumar a estante que está pela hora da morte, pode perfeitamente acontecer que na terça nos telefonem a dizer, que precisam de nós no hospital nesse preciso dia, a partir das oito da manhã e até à hora que for. E quando se trabalha a dias nãos se diz que não a um dia de trabalho! Aceita-se tudo o que vem à rede!
Ou seja qualquer veleidade de ter uma rotina, um horário, uma programação, é mais ou menos inútil. Por isso De repente dei por mim sem manteiga em casa. Ou a não comer sopa há três dias porque não há legumes no frigorífico. Ou com falta de detergente da loiça. Isto nunca me tinha acontecido!
E que não se pense que este é um assunto de somenos importância.
Ora vejamos o que implica a lida da casa:
- Limpeza: aspirar (uma ou duas vezes por semana porque eu cá acho que com estes novos aspiradores xpto, o ambiente de nossa casa fica tão asséptico que o primeiro vírus que por acaso entra nos deixa de cama sabe-se lá por quanto tempo), limpar o pó (mesmo que seja só umas assopradelas para cima dos móveis), lavar chão, casas de banho, etc. e não falo do pó que se acumula alegre e continuamente por cima dos armários, que esse será limpo uma dia, só não sei é quando.
- Compras: sim, eu sei que há produtos que podemos comprar ao mês, o detergente para a máquina da loiça e essas coisas. Mas e os ovos? Os frescos. O PÃO! O pão!! E o leite!
- Cozinha: sim, também sei que o congelador e o microondas são uma ajuda preciosa para a mulher moderna. Mas mesmo a mulher moderna tem que meter qualquer produto lá dentro para que eles sirvam para alguma coisa. O que se prende, não só com o ponto anterior - compras - como com o tempo que a cozinha demora, porque apesar da minha impaciência que impedirá sempre que eu seja boa cozinheira, um guisado não fica pronto mais depressa por causa dela. Mas não é tudo: há ainda com a gestão dos jantares e almoços familiares, outro problema com que me deparo. Se me esqueço de tirar do congelador o almoço de amanhã, já sei que tenho missa cantada, porque não ligo nenhuma ao bem estar familiar, que as crianças (homens feitos e direitos que já passam dos vinte anos) saem de casa sem tomar o pequeno almoço, que toda a família anda basicamente a passar fome e tudo por causa desta minha ideia peregrina de trabalhar a dias! Um drama em três actos!
Como vêem, não é simples e para dizer a verdade toda a gestão da minha casa e da família vão sendo feitos quando calha. Ora "quando calha" não é maneira de se viver.
E por isso este post.
Para partilhar a minha angústia pela falta de organização em que me vejo envolvida e afirmar que qualquer ajuda/ideia para organizar a minha desorganização, será bem vinda.
Sintam-se à vontade mesmo que seja para escrever tantos disparates como eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário