sábado, 27 de fevereiro de 2016

O Medo de Ser Testemunha

Aqui há uns tempos parei o meu carro numa rua estreita de Lisboa. Fui jantar e quando voltei o toda a estrutura do espelho e o próprio espelho  estavam em cacos espalhado pela rua. Apanhei os cacos já a chorar o dinheiro que iria gastar para arranjar aquela balhana e eis senão quando um rapaz de camisola de alças vem ter comigo e me diz que viu quem tinha batido no carro - uma carrinha Mercedes -  e que tinha tirado a matrícula.
É possível saber de quem é o carro pela matricula sabiam?, por isso fui saber. 
Quando tinha a informação toda (e acreditam que eu conheço o dono?)  incluindo o seguro do mercedes, pus a minha companhia de seguros a falar com a dele. Informação do lado de lá: o meu segurado afirma que não bateu em espelho nenhum de carro nenhum, em nenhuma rua de Lisboa. 
Irritada - e mais irritada porque, sabendo quem é a pessoa, achei que ele tinha OBRIGAÇÃO moral de ser honesto - fui ter com o tal simpático rapaz da camisola de alças. Bati à porta e deparei-me com uma mulher de mãos na anca que me disse taxativamente que "o meu filho não vai ser testemunha de ninguém, era o que faltava, ter trabalho por uma pessoa que não conhece de lado nenhuma e a mim já me aconteceu o mesmo e ninguém foi capaz de ser minha testemunha por isso agora eu também não sou testemunha de ninguém, meter-me em coisas com a polícia, nem pense nisso!"
Submergida por aquela catadupa de palavras quis explicar-lhe que só queria falar com o filho (reparem, o filho devia ter aí uns 27 anos) que não queria que ELA fosse minha testemunha... 
Com o pé calçado com uma chinela a travar a porta de casa que dava directamente para a rua, voltou a dizer que nem pensar em ser testemunha de coisa nenhuma e que aliás o filho nem estava em casa e se eu pensava que ela lhe daria o recado estava muito enganada!
Ainda pensei fazer uma espera ao rapaz da camisola de alças, mas acabei por concluir que ela teria muito mais influencia nele que eu, uma vez que foi ele que o educou e eu não saberia inculcar-lhe numa curta conversa, valores como honestidade, ajuda ao próximo etc. 
Também pensei em telefonar ao dono do carro - estive com o telefone na mão - mas desisti. Se lhe telefonasse era para o insultar, e não me apetecia bater-boca com o homem. 
De maneira que fui, por fazer, queixa à polícia, sabendo de antemão que sem testemunha não iria conseguir nada. 
Conto toda esta história porque não percebo porque é que as pessoa não querem ser testemunhas. Em muitas conversas sobre o tema, percebi que é muito complicado arranjar testemunhas neste tipo de situação. 
Uma das explicações em que pensei é que dá trabalho. Bem, de facto não dá: é preencher um papel ou, no limite ir a tribunal afirmar o que vimos o que implica que o nosso patrão tem que nos dar as horas em que estamos a prestar declarações e entretanto se pode beber um cafezinho, olhar para umas montras... enfim, esticar um bocadinho a corda. 
A outra explicação é o medo. 
Mas porque é que as pessoas têm medo de ser testemunhas? Porque implica "conviver"  com a polícia? Sim, mas não somos nós, testemunhas, que estamos no banco dos réus a ser acusados de ter morto alguém... Será porque temos um medo quase "atávico" dos agentes da autoridade que nos foi sugestionado em crianças: "olha que vem aí a polícia e prende-te!" "Olha que se não comes a sopa eu chamo a polícia e eles levam-te!" Mesmo quando brincamos aos polícias e ladrões preferimos sempre ser os ladrões... 
A polícia tem de facto uma má imagem, são sempre aqueles que nos param porque estamos a guiar e a falar ao telemóvel ao mesmo tempo, porque ultrapassámos a velocidade permitida ou porque querem que sopremos para balões e nem sempre o podemos fazer de consciência tranquila. E se eu tenho uma má relação com a polícia! Podia desenvolver aqui o assunto mas seria longo demais por isso contento-me em dizer que não há vez nenhuma em que me mandem parar que não acabemos de candeias às avessas. 
Os polícias são os maus da fita SEMPRE! É outra incógnita na minha cabeça, uma vez que, apesar de tudo, são eles que nos protegem dos ladrões,  assassinos, torturados, psicopatas, terroristas e por aí fora!
Por isso ter medo de ser testemunha por "medo", desconforto vá, dos agentes da autoridade não faz muito sentido. 



Pergunta: então porque é que as pessoas se recusam a ajudar os outros sendo suas testemunhas??

Sem comentários:

Enviar um comentário